
Que dizer sim é muito mais fácil do que o não, todo mundo já sabe. Mas o que poucas pessoas entendem é a importância de utilizarmos adequadamente nossa vontade e sabermos impor opiniões quando necessário.
Isto denomina auto-afirmação.
Quando estamos na adolescência, é muito comum sermos induzidos a tomarmos decisões pela influência de outras pessoas. O grande problema é que existem vários adultos que ainda não conseguiram superar esta fase.
Se estamos diante de situações problemáticas, é preciso colocar em prática nossos conceitos acerca delas. Ou seja,não é porque 10 pessoas pensam diferente de você, que sua opinião esteja errada, muito menos que ela deva ser descartada.
Se vivemos numa sociedade é preciso participar. E não estamos aqui para sermos meros repetidores e sim construtores de novas idéias.
Ficar com vergonha de sua maneira de ser e criar um "gênero" perante outras pessoas é uma maneira covarde de se esconder.
É necessário saber se impor nas horas certas, sempre respeitando quem está do nosso lado.
Mas lembre-se respeito é diferente de submissão. Se determinada situação não nos agrada,devemos expor que esta não está nos agradando.Ficar calado e aceitar, é concordar em ser dependente.
E quem pensa que é tão simples se auto-afirmar, está enganado. Há pessoas que utilizam de formas negativas para serem aceitos num dado grupo.
O primeiro passo para qualquer aceitação é puramente individual. Se conhecer é importante para que possamos tomar decisões com responsabilidade e respeito aos nossos próprios conceitos.
Diferentes ou não, cada ser humano é único e isso torna nossa convivência cada vez mais interessante e quem sabe complicada.
Depende de nós, respeitarmos o espaço de cada um e fazer com que o nosso seja igualmente respeitado, superando assim nossos bloqueios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário